And The Wattys Goes To...

Saudações, pessoal.
Levei um tempo até "cair a ficha" que "Ritos da Criação" o volume bônus da série Silhuetas na Penumbra está entre os finalistas da MAIOR e OFICIAL premiação da nossa plataforma amada, o Wattpad.
Apesar que, confesso, às vezes vou lá olhar na LISTA DOS FINALISTAS para ter certeza que não estou sonhando.


Se, por algum acaso você ainda não sabe o que é Wattpad - AQUI - eu falo um pouco da plataforma, e - AQUI - sobre o Wattys.

Por qual motivo estar entre os finalistas é tão importante?
Não se trata de ego, ou autorrealização (um pouco deste último, talvez), mas sim de oportunidade.
Quem acompanha a série desde seu início sabe que o meu MAIOR objetivo é ver a série publicada, em formato físico, sendo amada ou odiada (acontece =P). Poder compartilhar os personagens, seus conflitos, o universo e um pouco do que aprendi sobre cultura e influência indígena, além de ajudar na formação de uma literatura fantástica nacional, com A cara nacional. Não vou me alongar sobre minhas opiniões de como a Literatura Fantástica ainda bebe de fontes vindas de todos os cantos do mundo, menos do Brasil. Muito menos discorrer sobre como eu acho isso desperdício de material nativo para influenciar na criação. Deixo estes tópicos para outro momento, ou para os eventos que estão por vim (ao lado d'O CLÃ).

O ponto aqui é o WATTYS 2017.
Este ano, segundo os organizadores, houveram mais inscritos se comparado a 2016, algo em torno de 140 obras postadas no Wattpad no ano da premiação.
É um evento NACIONAL, organizado pela própria plataforma. Não é exagero falar que se assemelha ao Oscar, ou ao Grammy.

Ter um dos livros da série indicado ao prêmio significa muita coisa, (óbvio), gera mais visibilidade, atrai mais leitores, da aquele UP na motivação, e significa que a plataforma reconheceu o "valor" da sua obra, deixando ela na disputa pelas categorias.

Já mencionei nas redes sociais que a indicação ao Wattys não poderia ter vindo em melhor momento, pois a série, em agosto, teve a "Season Finale" com o conto Ciclo Eterno, e desde março eu trabalho para que o primeiro livro seja publicado - com três respostas de rejeição até o momento, mas enfim, vida que segue. Mas vocês acham que ter uma indicação a um prêmio como este não pode colocar a série na mira, ou ao menos despertar o interesse em alguma editora? Eu espero que o Wattys funcione como um "Ei, olha aqui, dá uma chance pra série". Afinal, em uma competição nacional, estou lá, entre os 100 indicados (EU SURTEI, MUITO, CHORAR ENTÃO...)

Entretanto, como toda e qualquer premiação, existe a galera que não ficou entre os indicados. (Eu fiz parte desta galera ano passado, sei como é a sensação 💔). E o que vejo são discursos para inferiorizar a importância do Wattys ou até diminuir a qualidade daqueles não indicados, discursos estes feitos pelas próprias pessoas, falando que não são bons o suficiente, cogitando desistir e outras coisas. Apenas PAREM!

Quando você diminui a importância do Wattys, você está de modo indireto diminuindo o sonho de muitas pessoas, no caso o "sonho" de 100 escritores. E ao se diminuir, está deixando de valer a máxima "você é o único representante do seu sonho na terra".
E daí que você não está entre os indicados? Será que seu único objetivo na plataforma é este? Se for, hora de repensar os motivos que te fazem escrever.
Existem outras prioridades e oportunidades na vida, cada uma com sua importância. Não deu para você este ano, bora trabalhar para dar certo no ano seguinte e por aí vai. Aposto que no caminho outras oportunidades surgirão, esta não é a única. Escrevo está frase, em especial, pois repeti elas diversas vezes a cada recusa que recebi ao longo de SEIS anos, e vocês não sabem como fui trouxa ao me deixar abater por uma dessas recusas que recebi em meados de 2012 (quando eu desisti da série, o que por um lado foi "bom", pois retomei o projeto anos depois com um novo gás, experiência e influência).

Stephen King tinha um método bacana de lidar com as respostas negativas. Ele colava todas as cartas na parede e olhava para elas toda vez, e colocava na cabeça que ali estavam os motivos de nunca desistir e sempre dar o seu melhor, evoluindo sempre, almejando novos horizontes, novos projetos, novos objetivos.

Não posso falar em nome dos 100 escritores indicados ao Wattys, pois cada um tem um objetivo com a escrita, seja viver de literatura, ser publicado, ter seus livros impressos, reconhecido, ou seja lá o que os movem. Apenas, peço que parem de cultivar a desvalorização do próximo. Não temos muito a cultura de ficar feliz pelo outro, mas sempre é tempo de mudar. E, se você não foi indicado ao Wattys, se pergunte; "Onde eu quero chegar escrevendo"? Se a resposta for, "quero construir minha carreira literária" ou "quero ser reconhecido pelo que escrevo", te digo que existem milhares de caminho para isto, o Wattys é APENAS um deles, e se você não desistir, seguir confiante, buscar novos objetivos e estudar, ler, bastante, se aperfeiçoar diariamente, estou certo que estes milhares de caminho surgiram com o tempo.

Sim, o tempo é uma das ferramentas indispensáveis a todo escritor.

A série terminou no Wattpad, mas o meu trabalho continua.
No final de setembro descobriremos os grandes ganhadores do Wattys. Mas já adiando que independente do resultado, eu já me sinto um vencedor e mereço, pois somente eu sei o que passo e passei para divulgar e produzir a série.

E você também deve se sentir vencedor, pois somente alguém que consegue passar pelos obstáculos do cotidiano, enfrentar  os nossos "monstros internos" e se dedicar a escrita, mesmo que de modo não profissional ou sem buscar uma "carreira", deve se orgulhar de cada pequena conquista.

Minha mensagem aqui é: não desista, pois o tempo sempre irá trazer aquilo que você merece pelo teu esforço, dedicação e perseverança. Apenas aceite tudo o que o universo te trazer, sejam coisas positivas ou não, com as negativas descobrimos nossa força em seguir adiante.

(((nota: ler e reler este texto cada vez que a palavra "vou desistir" aparecer na minha cabeça de vento)))

E vamos torcer por Silhuetas na Penumbra no Wattys?
Eu vou, por motivos óbvios. 😅
Obrigado por continuar comigo até aqui.

Abraços!
Rafael Sales




Comentários

Postagens mais visitadas